As empresas necessitam destacar-se de outros negócios e, para tal, usam estratégias de marketing. Ao contrário do que seria de esperar, as estratégias não evoluem de acordo com o novo conhecimento que tem sido adquirido no digital, algo positivo para os negócios que já começaram esta implementação, mas negativo para os que ainda não o fizeram.

Uma das novas estratégias que deve ser implementada é a utilização de conteúdo. Descubra quais os elementos essenciais para ter uma estratégia de conteúdo que funcione.

Elementos essenciais para uma estratégia de conteúdo

1. Persona na qual possa basear o seu conteúdo

Antes de tudo, deve ter uma persona para o seu negócio. Essa personagem fictícia irá ajudá-lo a entender o seu cliente ideal, as suas dores, os desafios que pretende ultrapassar, como se comunicar com o mesmo e muito mais.

2. Pesquisa de palavras-chave

Conhecendo a sua persona, pode fazer uma pesquisa sobre os possíveis termos usados. Com essa informação, torna-se possível criar conteúdo que seja encontrado e, mais importante, que crie uma relação com os seus seguidores.

3. Usar diferentes conteúdos para diferentes fins

Existem diferentes formatos de conteúdo e esses devem ser escolhidos consoante a finalidade da sua estratégia. Alguns tipos de conteúdo são os artigos de blogs, e-books, podcasts, web series, infográficos, entre outros.

4. Ter um campo para captura de e-mail

Em qualquer website deve existir um campo para captura de contatos de modo a manter uma relação duradoura com o seguidor. Ofereça um conteúdo gratuito em troca do e-mail, por exemplo, e aumente a sua base de contatos.

5. Analisar constantemente a sua estratégia

Por último, deve fazer análises periódicas para saber se a sua estratégia está a resultar ou necessita de melhorias. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar a base de contatos e a única melhoria foi a nível de visitas no website, deve fazer alterações.

Coloque em prática a sua estratégia de conteúdo e alcance os resultados desejados.